Ad Away - Como remover anúncios no Android e nos aplicativos

Fonte da imagem / AmazingMantra.com
Em 09/02/2017 eu havia postado um post com título:
Como tirar anúncios do Youtube para Android sem Xposed

Hoje estou trazendo uma solução muito mais prática para o bloqueio de anúncios no Android em comparação ao que foi ensinado no ultimo Post, porque diferente de instalar um app modificado do YouTube estaremos instalando um aplicativo especifico para esta tarefa, o AdAway.

Para alguns este nome pode ser familiar pois este mesmo recurso está presente para Xposed uma expansão para o sistema android que inclui funcionalidades não presentes no sistema operacional do aparelho

Como eu havia dito no post anterior não existe ainda uma versão do Xposed para os mais novos sistemas do Android como o Nougat e também para o android Oreo, nem mesmo outras alternativas para bloqueios de anúncios do YouTube foi por isso que apresentei sem garantias uma solução para bloquear os anúncios do android com uma versão modificada do YouTube no ultimo Post.

Mas hoje será diferente pois temos aqui o AdAway onde ele além de bloquear os anúncios que tem no YouTube ainda ajuda a bloquear os anúncios que estão presentes em outros aplicativos instalados no aparelho e seu modo de funcionamento é um tanto quanto simples de entender

Assim como está na descrição do aplicativo na pagina de download do AdAway no site F-Droid.org ele funciona da seguinte forma (Traduzido e adaptado ao português):
"Um bloqueador de anúncios que usa o arquivo de hosts. O arquivo hosts contém uma lista de mapeamentos entre os nomes de host e endereços IP. Quando um aplicativo solicita um anúncio, o pedido é direcionado para 127.0.0.1, que não faz nada. Há opções para executar um servidor web para responder a bloqueadas nomes de host para direcionar as requisições para o endereço IP de sua escolha. Você pode fazer o download de arquivos de hosts do aplicativo, mas é possível utilizar o seu próprio e para adicionar determinados sites brancas e listas negras."
Ou seja, o acesso aos endereços de anúncios são ignorados,bloqueados ou direcionados para inviabilizar a ativação dos anúncios, mas agora vamos ao que interessa: a instalação.

Preparando o necessário:

Importante: Não vou me responsabilizar por problemas que possam ocorrer ao aplicativo, sistema e no aparelho, por isso siga o tutorial apenas por sua própria conta e risco. o Ad Away funciona somente nas versões 4.1 do Android ou mais recente.

1- Faça ROOT no seu Android: 
O AdAway precisa de acesso ROOT para funcionar e por isso é preciso fazer ROOT no seu android.
Não posso postar um link aqui pois tem tutorial que pode dar certo pra você mas não para outra pessoa mas tem muito site na web ensinando como fazer ROOT no android.

2- Habilitando instalação de arquivos .APK
Como o Ad Away não esta disponível Google Play devido à Violação da seção 4.4 do Contrato de Distribuição do Desenvolvedor devemos habilitar a instalação de arquivos .apk nas configurações de segurança, Atualmente sites como TecMundo já ensina a fazer tal processo, clique no link abaixo para conferir:

Android: como habilitar a instalação de fontes desconhecidas

3- Baixe os arquivos:
1- Faça o download do arquivo .APK no site F-Droid pelo link abaixo:

Você também pode baixar o Aplicativo de F-Droid e instalar o Ad Away através dele!

2- No site F-Droid abaixo do título: Packages, clique no link: Download APK para começar o download*
*Atualmente a versão mais recente, de acordo com a data de publicação deste Post é a versão 3.2 publicada em 27/11/2016

Instalando o Ad Away

Se você instalou o aplicativo o F-Droid, o procedimento é esse:

  1. Abra o aplicativo F-Droid que você instalou
  2. Após iniciar aguarde ele terminar de Atualizar Repositórios
  3. Após isso, Toque no ícone com uma Lupa
  4. Pesquise pelo nome: AdAway
  5. Toque no Ad Away que aparece no primeiro resultado
  6. Agora é só clicar em Instalar
  7. Após a instalação abra o aplicativo Ad Away

Se você baixou o arquivo .apk do Ad Away, o procedimento é esse:

  1. Abra o gerenciador de arquivos do seu aparelho
  2. Abra o arquivo org.adaway_xx.apk*
    *("xx" é uma variante, a versão 3.2 do Ad Away é 60, a versão 3.1.2 é 57, a versão 3.1.1 é 56, e etc)
  3. Apos isso o instalador vai perguntar se deseja instalar o aplicativo, Toque em Instalar
  4. Após instalar pode tocar em abrir ou vá na gaveta de aplicativos e o abra por lá.
Após abrir o aplicativo o Gerenciador do Super Usuário irá perguntar se você deseja conceder acesso ROOT ao aplicativo, quando isso ocorrer toque em Permitir(Allow) deixando a opção Lembrar decisão ativado, para que automaticamente o aplicativo tenha acesso ao ROOT.

Feito isso o restante é só com um toque, basta tocar na opção: 

  DESCARREGAR FICHEIROS E BLOQUEAR ANÚNCIOS  

Após terminado é só reiniciar o aparelho e com isso está tudo certo.

Finalizando

Bom pessoal, diferente das instruções do ultimo post este parece ser bem mais simples não é? além de ser simples ele não bloqueia anúncios só do YouTube mas de outros apps também!

Claro, é importante lembrar que o Ad Away não bloqueia 100%, existem alguns anúncios próprios ou de parcerias que não estão nas regras de bloqueio mas com certeza anúncios conhecidos com Ad Sense serão bloqueados.

Agora é só ver aproveitar os seus apps sem anúncios, só lembre que a cada atualização de Sistema Operacional como o que ocorre muito no Xiaomi MIUI, o Ad Away sempre deve ser aberto para bloquear os anúncios novamente.

Mas e aí, o post ajudou? se tiver dúvidas é só comentar que apesar de demorar eu estarei lendo e respondendo comentários, se puder ajudar a compartilhar e sugerir melhorias eu agradeço. então até a próxima, FUI!

Compartilhe no:

Dono do blog e Autor.
Possui conhecimento em diversos assuntos, ensina coisas e apresenta soluções através dos problemas que ele mesmo se depara em seu desktop e na Web.

Devido sua rotina não tem tempo para o blog mas sempre que possivel publica post unicos e exclusivos

Nenhum Comentário em "Ad Away - Como remover anúncios no Android e nos aplicativos"

Postar um comentário

Eu espero que voce...

1. Comente com moderação.
2. Sugira ou Opine.
3. Divulgue.