Como tirar anúncios do Youtube para Android sem Xposed

Reprodução / Adsmurai.com
O YouTube atualmente é uma das fontes de monetização que existem pela Web onde qualquer pessoa que tenha vídeos e um canal consegue lucrar com anuncios em seus vídeos, YouTubers e Canais Famosos como Whindersson Nunes, Rezende Evil, Porta dos Fundos, Canal Canalha entre outros possuem videos com uma taxa tão alta de visualizações por dia que tentar imaginar converter views em dinheiro é algo que já motiva muita gente a ser YouTuber.

Bom, não é de youtuber e monetização que vamos falar hoje, mas... falando em monetização a primeira coisa que podemos lembrar é daqueles anúncios e propagandas que aparecem no Inicio e também ao decorrer de um vídeo, alguns vídeos tem tantas propagandas a cada minuto que chega até mesmo atrapalhar o conteúdo do próprio vídeo.

Atualmente pelo navegador de PC nós temos ótimos recursos para nos livrar desse mar de anúncios e propagandas como por exemplo os Bloqueadores de Anúncios conhecidos como AdBlock, os mais conhecidos bloqueadores são: AdBlock Plus e AdGuard.

Já no aplicativo Youtube para Android a coisa é bem diferente, porque diferente do que temos para PC não há quase nada que ajude a evitar os anúncios do youtube para o android. Até existe aí umas opções para evitar anúncios no app do youtube, existem tutoriais ensiando que é possível usar o Xposed, onde nele você pode instalar diversos plugins que implementam novas funções ao sistema,a outros apps também.

No site TechTudo existe um tutorial ensinando Como bloquear anúncios do YouTube no Android usando Xposed e isso já seria o suficiente para bloquear os anuncios no app, mas isso tem apenas um porém: As novas versões do android ainda não tem Xposed disponivel. Um grande exemplo disso é o Android Nougat 7.1.2, sendo este hoje, o mais recente.

Mas... o post de hoje pode cair como uma luva para aqueles que tem o novo android sem o Xposed disponível, pois aqui nós temos uma outra alternativa para bloquear os anúncios do aplicativo para Android.

Em agosto do ano passado o usuário arter97 do fórum XDA Developers criou um patch removendo os anúncios do app youtube, o modificando e aqui ensinaremos como instalar este app modificado no seu android.

Preparando o necessário:

Importante: Não vou me responsabilizar por problemas que possam ocorrer ao aplicativo/sistema, por isso siga o tutorial apenas por sua própria conta e risco pois apesar de ser seguro, não é um app oficial.

1- Faça ROOT no seu Android: 
O app do youtube modificado precisa de acesso ROOT para funcionar corretamente e por isso é preciso fazer root no seu android!
Não posso postar um link aqui pois tem tutorial que pode dar certo pra você mas não para outra pessoa, tem muito site na web ensinando como fazer root no android

2- Procure e instale o aplicativo DPI Checker no Google Play:
O DPI Checker é necessário para saber qual é o DPI de tela (considerando que está relacionado a resolução de tela do aparelho), Exemplo: nodpi, 160dpi 240dpi, 320dpi e 480dpi. Para que não tenha problemas de resolução no app.
  1. Após instalar o dpi checker, abra-o
  2. Surgirá uma tela com o título: Disclaimer, clique em Accept
  3. Toque uma vez no centro da tela, acima do: CheckDPI
  4. Com isso aparecerá a seguinte mensagem:
    [...]This devices DPI is 320[...]
  5. Guarde esta informação pois é necessária para baixar o apk correto
  6. Agora desinstale o app pois ele já passa a ser desnecessário.
3- Procure e instale o aplicativo CPU-Z no Google Play:
O CPU-Z também é necessário pois precisamos saber qual o tipo de arquitetura que sua cpu trabalha pois o patch foi feito diferentes tipos de arquiteturas, temos por exemplo as arquiteturas: x86_64, AMR (Mesma coisa que AMR32) e AMR64. É muito importante que você tenha essas as informações para baixar corretamente o apk modificado evitando qualquer problema.
  1. Após instalar o dpi checker, abra-o
  2. Após aberto, em Architecture voce já saberá o tipo de arquitetura do seu aparelho.
    Ex: no MotoG2 2014 a arquitetura é: AMR Cortex-A7.
  3. Salve esta informação. assim como você fez na parte do dpi checker desinstale o app após saber o tipo de arquitetura..
4- Faça o Download do Apk modificado do YouTube para Android:
Agora que sabemos qual é o DPI de tela e também a arquitetura do processador podemos agora baixar o arquivo apk correto do youtube para android modificado, agora vamos começar:

  1. Acesse o diretório online do adaway clicando no link abaixo:
    http://arter97.com/browse/youtube/adaway/arm32/
  2. Lá haverá as pastas: arm32, amr64, x86. Clique na pasta referente a arquitetura do seu dispositivo. A pasta zz__old__zz apenas contem as versões antigas do apk
  3. Após acessar a pasta, vai existir vários arquivos .apk, diferenciando no nome apenas o dpi em seu titulo, exemplo:

    - youtube_[...]_minAPI16(armeabi-v7a)(nodpi)-adaway.apk
    - youtube_[...]_minAPI16(armeabi-v7a)(160dpi)-adaway.apk
    - youtube_[...]_minAPI16(armeabi-v7a)(240dpi)-adaway.apk
    - youtube_[...]_minAPI16(armeabi-v7a)(360dpi)-adaway.apk

    - youtube_[...]_minAPI16(armeabi-v7a)(480dpi)-adaway.apk
  4. Clique no link relacionado ao DPI da tela do seu dispositivo para começar o Download
5- Habilite as "Fontes Desconhecidas" no android:
Agora é necessário habilitar nas configurações de segurança no android a função Fontes Desconhecidas para que voce consiga instalar o app modificado. Atualmente quando temos interesse em baixar novos apps o Google Play é a fonte, quando a função "fontes desconhecidas" está habilitada o sistema também permite a instalação de novos apps através de arquivos .APK, assim como os instaladores .EXE para Microsoft Windows
  1. Lá na Tela Inicial (Home Screen) vá em Menu > Configurações
  2. Agora vá no item: Segurança
  3. Deslizando a tela para baixo você verá o item Fontes Desconhecidas, então marque a caixa para habilitar

Instalando:

  1. Após o Download do arquivo, conecte o dispositivo ao PC.
  2. Após isso vá na sua pasta de downloads e transfira o arquivo .apk modificado para o seu aparelho.
  3. Tire o dispositivo do aparelho e com o gerenciador de arquivo do sistema acesse a pasta onde voce deixou o arquivo .apk
  4. Clique no arquivo para instalar, o sistema vai perguntar se você vai cancelar ou instalar o app, então toque em Instalar e aguarde até terminar de instalar
  5. Quando terminar a instalação clique em Concluir para finalizar.

Finalizando:


6- Desative as atualizações automaticas do Youtube:
Isso é muito importante pois se voce não fizer isso, a cada atualização o aplicativo oficial do youtube irá substituir o não-oficial e então os anuncios iram voltar.
  1. Lá na Tela Inicial (Home Screen) vá em Menu > Google Play (Play Store)
  2. Digite na barra de pesquisa: Youtube
  3. Após isso, abaixo da barra de notificação terá três itens: Voltar, Pesquisar e botão Menu (3 pontinhos em linha vertical)
  4. Toque no botão Menu e desmarque a caixa: Atualizações Automaticas
Fazendo isso o app só será atualizado manualmente, mas não será mais pelo Google Play que você deverá atualizar o app sem anuncios. Pois um dia o app do youtube vai solicitar uma atualização para usa-lo novamente, se isso acontecer basta voce entrar no diretório adaway, seguir os passos de download acima para baixar a versão mais recente atualizando com um novo arquivo .apk do Youtube sem Anúncios.

Se quiser acessar a pagina oficial do youtube sem anuncios que está disponivel no forum xda developers clique no link abaixo (Página em ingles)

Outras alternativas:

Você ainda pode usar também o navegador 'UC Browser', 'CM Browser' etc.

As versões atuais de alguns navegadores para android conta com um bloqueador de anúncios já integrado.
Clique no link a seguir para acessar o aplicativo na PlayStore:

Logo após instalar e abrir o navegador a tela de boas vindas já te mostrara os recursos disponíveis, inclusive o bloqueador de anúncios mas caso não apareça é só abrir as configurações.

Bom, espero ter ajudado e se houve algum problema ou se voce quiser colaborar mande seu comentário. até o proximo Post fui!

Compartilhe no:

Dono do blog e Autor.
Possui conhecimento em diversos assuntos, ensina coisas e apresenta soluções através dos problemas que ele mesmo se depara em seu desktop e na Web.

Devido sua rotina não tem tempo para o blog mas sempre que possivel publica post unicos e exclusivos

1 Resposta em "Como tirar anúncios do Youtube para Android sem Xposed"

Eu espero que voce...

1. Comente com moderação.
2. Sugira ou Opine.
3. Divulgue.