Como trocar o Gerenciador de Arquivos do Windows

Todos os usuários de Windows tem o seu padrão Gerenciador de Arquivos do sistema, ele é essencial para navegar entre pastas e arquivos e executar certas funções como copiar e mover arquivos para outros locais podendo também exclui-los entre outras utilidades, esse é o Windows Explorer.

O que mais vemos na Web quando se trata de Gerenciadores de Arquivos para o próprio Windows são aqueles bem melhores que o do próprio sistema, mas muitos deles não são capazes de substituir ou executa-los no lugar do Windows Explorer automaticamente sendo assim nada útil, pois o Windows Explorer sempre será iniciado pelos comandos do Próprio sistema. Alguns programas podem detectar a função que inicie o Windows Explorer para que possam iniciar no lugar o Windows Explorer, mas não é eficaz pois o Windows Explorer abre primeiro e só depois disso que o Programa de gerenciar arquivos abre.

Felizmente eu descobrir como executar qualquer gerenciador de arquivos no lugar do Windows Explorer apenas modificando as "Extensões de Arquivos".

Veja como se faz, mas usaremos como exemplo o CubicExplorer (que estava sendo atualizado até 2012, atualmente ele não foi atualizado desde então mas que ainda está disponível no SoftPedia)

Se quiser usa-lo também clique no link abaixo:
http://www.softpedia.com/get/File-managers/CubicExplorer.shtml

Continuando.. após o seu Gerenciador de Arquivos estar instalado no seu PC, basta ir no Menu iniciar e selecionar: "Meu Computador". Depois vá no menu: "Ferramentas" e selecione: "Opções de Pasta..."

depois vá na aba: "Tipos de Arquivos" e selecione a "pasta", de acordo com a Imagem abaixo:
Clique para AMPLIAR a imagem
Depois clique em Avançado e depois é só clicar em Novo... depois apertar: Procurar... e selecionar o CubicExplorer.exe que está em:
"C:\Arquivos de programas x86\CubicExplorer\CubicExplorer.exe"
No campo: Ação: escreva o nome Cubic Explorer. e esse aparecerá no Menu de Contexto do Windows, depois apertar Ok e escolher o Cubic Explorer como Padrão.

Veja na imagem abaixo:

Lembre-se: Selecione o Cubic Explorer da lista e só depois aperte o botão Definir Padrão e depois apertar OK.
Agora saia do Windows Explorer e vá no Menu iniciar abrir alguma Pasta, Sendo: Meus Documentos, Minhas Músicas, Minhas Imagens, Meus Vídeos e Meu Computador e etc.


Com isso provavelmente o Cubic Explorer irá abrir no lugar do Windows Explorer.
Mas lembre-se também que o Cubic Explorer tem uma Tradução para o Português.
Para Setar o Português no Cubic Explorer basta ir em:
View > Language > Brazilian Portuguese.


Observação:
No Caso do Windows Vista e Windows 7, que não exibem a barra de ferramentas. Aperte o Botão "Alt" do seu teclado e seguir as tarefas acima.

Atenção: é proibido a copia e reprodução desse conteúdo sem a permissão do Autor!,

Então é só, se ficou na dúvida mande um Comentário que será respondido..

Compartilhe no:

Dono do blog e Autor.
Possui conhecimento em diversos assuntos, ensina coisas e apresenta soluções através dos problemas que ele mesmo se depara em seu desktop e na Web.

Devido sua rotina não tem tempo para o blog mas sempre que possivel publica post unicos e exclusivos

2 Respostas em "Como trocar o Gerenciador de Arquivos do Windows"

  1. Respostas
    1. Postagem atualizada! link do cubic explorer corrigido.
      infelizmente não existe instruções para o Windows 10 porem alguns exploradores de arquivos tem a opção de se integrar ao sistema. a versão mais nova do cubic explorer permite, nas configurações a integração com o sistema então ele pode ser usado no Windows 10

      Excluir

Eu espero que voce...

1. Comente com moderação.
2. Sugira ou Opine.
3. Divulgue.