Como transformar o Windows XP no velho Linux Ubuntu

Olá, faz um tempinho sem postar nada por aqui. Nesse tempo sem estar postando no SD eu estive me aprofundando ainda mais em transformar o meu Windows em outro Sistema Operacional...

Eu havia postado alem dessa transformação para Windows outros Posts de modificação do Windows, que deixaria ele semelhante a outro sistema.

Como transformar o Windows XP no Windows 7 Basic - Completo
Como transformar o Windows XP no Verdadeiro Mac OS X Leopard
Transforme o seu Windows XP no Verdadeiro Windows Seven (Com Efeito Aero)
...etc..

Agora eu estou fixado em tornar o meu Windows XP igual ao Ubuntu, e acredite que a transformação foi quase perfeita!
(Se o Windows Explorer fosse mais personalizável...)


Bom, antes de começar a transformar o meu Windows XP no Ubuntu eu fui ao Google Pesquisar (Consultar o que os outros fizeram sobre esse assunto) até encontrar um site capaz de me proporcionar tal tarefa.

E nessas pesquisar eu vi que o Baixaki fêz um ÓTIMO trabalho em ajuda a galera a transformar o Windows XP no Linux Ubuntu. e com base nisso eu procurei melhorar ainda mais a aparecia do Windows XP e o tornando em Ubuntu.

Acesse já a pagina do Baixaki ensinando a deixar o Windows XP igual ao Ubuntu!
http://www.baixaki.com.br/download/ubuntu-xp.htm

Quando você terminar de ler e seguir as instruções do Site Baixaki, volte para esse Post e continue melhorando sua transformação no Windows XP ;)

-------------------------------------------------

Olá novamente, e como dito antes vamos continuar com a transformação do Windows XP...
Agora, você deverá desbloquear a barra de tarefas do Windows XP e os Mover para a parte superior da tela.

1. Configurando a Barra de Tarefas

Para isso vamos fazer o seguinte:
Você vai na Barra de tarefas (onde fica as janelas minimizadas) e clique com o segundo botão numa parte vazia, depois clique em: Desbloquear Barra de Tarefas...
Agora mantenha clicado aquela parte vazia da Barra de Tarefas e arraste ela para a parte superior da tela... e você verá a sua barra de tarefas lá em cima, no topo da tela.

1.1 Adicionando a Barra Superior e Inferior do Ubuntu Linux no Windows XP
Uma das coisas que o Ubuntu possui e que o Windows XP nem sonhava ter era 2 Barras de Tarefas, uma Barra Superior e outra Inferior. Porem isso ACABOU! pois agora o Windows XP poderá ter as duas barras igual o Ubuntu, graças ao Produto da StarDock: o ObjectBar 1.6

Baixe o ObjectBar 1.6 no Link abaixo:
Download - ObjectBar 1.6 - 2,99 MB


Na hora de instalar o ObjectBar 1.6, ele exigirá uma chave.
Eu encontrei 5 delas espalhadas pela Web e aqui estão elas:


OB-IHGC75CPNGR1MB9AM2A1-459495432 
OB-7DN7I8FCHB8H4B9AO23-1178098259
OB-H6SG8CSHO0BPSQ95RRJM-310479211
OB-5G3Q9CS98329B8587K74-1545602496
OB-OGK75AS7SMGBD9J7BJJI-1964722614 

Eu possuo uma versão Obsoleta do Ubuntu (Ubuntu 9.04 - Jaunty Jackalope) e inspirado nele eu havia aprimorado uma Skin feita para ObjectBar 1.6 baseado no Ubuntu 8.04 que foi criada pelo ~hiperionproduction no DeviantArt.com.

Veja o primeiro link é a Skin original e a segunda linha abaixo leva a Skin que eu aprimorei a partir daquela feita pelo ~hiperionproduction:
http://hiperionproduction.deviantart.com/art/Ubuntu-objectbar-8-04-update-1-102547526
http://m4rqu1nh0s.deviantart.com/art/Ubuntu-ObjectBar-9-04-update-2-by-M4rQu1Nh0S-335875650

*As informações sobre a Skin do Ubuntu para ObjectBar, e seu download está presente nesse ultimo link postado acima.

2. Sons do Linux Ubuntu
Basicamente, você só vai precisar fazer o download do programa. Ele vai fazer tudo automaticamente...
É só baixar e Instalar :)

DOWNLOAD - Sons do Linux Ubuntu -  2,06Mb

3. Atalhos dos dispositivos automaticamente na Área de trabalho:

Recomendo que você configure o Desktop Media 1.7 dessa forma
Como o Windows XP não tem essa, Encontrei o Desktop Media 1.7. Quando um novo disco for encontrado no sistema o programa irá criar um atalho dele no Desktop do sistema..e caso o Dispositivo seja removido ou apenas desligado o programas exclui o atalho sozinho... igual ao Linux.

DOWNLOAD - Desktop Media 1.7 - 353Kb


4. Coluna Lateral do Nautilus para Windows Explorer


Essa Coluna lateral que está na parte
esquerda da tela foi gerada pelo FindeXer..
No Windows temos o Windows Explorer, um Gerenciador de arquivos no Windows. Quando abrimos uma pasta ou um dispositivo é o Windows Explorer que exibe aquilo que está dentro do dispositivo ou pasta que você selecionou.

No caso do Linux Ubuntu, Temos o Nautilus que é o gerenciador de arquivos do Ubuntu.. e agora vamos aprender a adicionar essa coluna lateral no Windows Explorer.

Primeiro você precisará do FinderXer, ele vai ser o responsável em criar a coluna lateral no Windows Explorer...
Baixe o FindeXer no Link abaixo:
DOWNLOAD - FinderXer - 2,80Mb

*No arquivo baixado, haverá as instruções e os recursos para você instalar. depois que você seguir e fazer o que as instruções indicarem, volte para esse Post e continue lendo...

 4.1 Barra de ferramentas do Ubuntu para Windows Explorer:



 O Windows também poderá ter sua aparecia incrivelmente semelhante com essa skin que eu crie para o Windows (que no caso da FindeXer, também foi inspirada no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope).

Essa Skin foi feita especialmente para o Styler com sua Barra de Ferramentas (toolbar) para o Windows Explorer, ajudando ele a ficar muito parecido com o Nautilus, gerenciador de arquivos no ambiente GNOME do Ubuntu!

Baixe agora o Styler e sua Skin do Ubuntu!
DOWNLOAD - Styler - 732Kb
DOWNLOAD - Skin Ubuntu para Styler Toolbar - 289Kb
*As instruções de instalação da Skin vem junto com o Download da Skin acima!*  


5. Suavizar as fontes das janelas
Essa foi reaproveitada em alguns tutoriais para transformações do Windows XP em Mac OS X e reutilizada para fazer que fique mais parecido com o Ubuntu!

Você vai precisar do GDI++, ele é um aplicativo responsável em suavizar as fontes das janelas dos programas que irá deixar o Windows XP mais bonito e deixando parecido com o Mac OS X.

Faça o download aqui:
DOWNLOAD - GDI++ - 716Kb

*Instruções extras estão acompanhando este arquivo em download. essas informações vão dar instruções para você dar exceções aos programas que não funcionam bem com o GDI++.*

RESULTADO - TRANSFORMAÇÃO TOTAL!!!
Como vocês podem reparar o meu Windows está meio inglês... mas isso não foi causado pela transformação do Ubuntu e sim pelas transformações do Mac OS X que eu havia feito posteriormente...

Meu Desktop / Minha Área de
Trabalho


Enfim... espero que voce tenha gostado do resultado, até a proxima transformação =D.
Para ativar o menu iniciar basta
apertar a tecla dele no seu teclado. esse é o Windows XP Mesmo!!!

Compartilhe no:

Dono do blog e Autor.
Possui conhecimento em diversos assuntos e atualmente se dedica ao blog para ensinar coisas e dar soluções através dos problemas que ele mesmo se depara em seu desktop e na Web.

2 Respostas em "Como transformar o Windows XP no velho Linux Ubuntu"

  1. Eduardo T. de Brito5 de junho de 2013 13:45

    Olá,
    Finderxer não está funcionando o link????
    Aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Link reparado, obrigado pelo alerta e aproveite a dica!

    ResponderExcluir

Eu espero que voce...

1. Comente com moderação.
2. Sugira ou Opine.
3. Divulgue.