Instalando IIS (5.1) + PHP (5.3) + MySql (6.0.0)



O que é IIS?

IIS é um serviço muito parecido com o apache, o IIS é feito pela microsoft, é um serviço muito simples de instalar não precisa baixar nada, porem necessita o CD do windows, vou ensinar como instalar ele e como adicionar o PHP & o MySQL.

O IIS tem varias vantagens, Roda ASP sem precisar configurações, (Na minha opinião é mais leve que o apache),e outros,(Ontem com apache, php e mysql instalados, fui instalar o Wordpress no servidor local, quando começou a config. do mysql do wp o apache deu erro, sempre dava erro, e não consegui instalar o wp de maneira nenhuma, então resolvi instalar o IIS + php + mysql, e funcionou perfeitamente, então minha opinião é: "O ISS é muito melhor que o apache por ser leve e até agora não tive nenhum erro."), vamos ao tutorial.


1º. Instalar o IIS, Para isso

Menu Iniciar => Painel de Controle => Adicionar ou Remover Programas =>Adicionar/Remover Componentes do Windows =>Marcar "Internet Information Services (IIS)" => Clique em "Detalhes" => Marque tudo => Clique em "OK" => Clique em "Avançar >" = > Provavelmente ira pedir o CD do Windows então coloque-o e espere instalar.

1º - A. Configurar o IIS:

Menu Iniciar => Painel de Controle => Ferramentas administrativas => Internet Information Services => Nome de Usuário => Sites da Web => Site da Web Padrão => Clique com Direito=> Propriedades => Aba Segurança de Diretório => Editar... => Marca Acesso Anonimo => Clique em Procurar... => Avançado => Localizar Agora => 

(Se Seu usuario tiver senha selecione ele e clique em "OK", caso não tenha você tera que colocar senha no usuario administrador, e selecione ele,Clique em "OK")

Clique em "OK" => Em Senha Coloque a senha do Administrador => Clique em "OK"=> Clique em "OK"=>Teste no seu navegador (127.0.0.1 ou localhost), se carregar vá para a instalação do PHP. Caso contrario Nas propriedades do IIS, Na Aba Site da Web, em Porta TCP coloque "80", caso não esteja, teste novamente se mesmo assim não pegar, revise o tutorial e olhe se fez tudo certo.

2º. Instalando o PHP 5.3, No Apache so era possivel usar o php 5.2 pois o 5.3 não tinha a dll do apache, ja no IIS é possivel sim usar o 5.3, baixe nesse link

Descompacte para uma pasta do seu gosto (é melhor que a pasta não contenha espaços.), agora copie o arquivo "php.ini-production" para "C:Windows"

e renomeie para "php.ini", abra-o para editar, o passo mais importante é mudar uma opção, se você não mudala seu .php não irão abrir ira pedir para baixar ja que no php 5.3 não usa dlls especificas usa o CGI, procure por "cgi.force_redirect" e mude seu valor de 1 para 0, e agora procure por "short_open_tag" e mude o valor para "On", procure por "extension_dir" e deixe desse geito "  extension_dir = "pasta_do_phpext" ", agora para poder fucionar o mysql é nessesario que você ative-o procure por ";extension=php_mysql.dll" tire o ; de antes da linha, procure por "extension=php_mysqli.dll" e tambem tire o ; do começo da linha, pronto configuração do php 5.3 feita basta apenas configurar o IIS para  saber que o php está instalado, para isso nas propriedades do ISS clique em Diretorio Base=>Clique em Configuração...=>Clique em Adicionar=> Em Executavel CLique em Procurar=> Na pasta do PHP selecione php-cgi.exe em Extenssão Coloque .php, como no Apache você deve informar qual o arquivo padrão para isso, nas propriedades do IIS clique em Documentos e CLique em Adicionar..., em Nome do documento padrão coloque "index.php",clique em "ok",pronto reinicie o IIS e crie uma pag. chamada "info.php", o cod. é: <? phpinfo(); ?>, pronto acesse localhost/info.php ou 127.0.0.1/info.php, deverá aparecer as informações do php, se não aparecer reveja o tutorial.

3º. Instalando o MySql esse sem duvida é o mais facil, baixe-o nesse link,

De dois cliques no instalador e clique em Next Selecione Custom,caso queira altere a pasta,clique em Next Clique em Install,espera até completar Vai Aparecer outra tela clique em Next,Next, Marque Configure the Mysql Server Now, e clique em Finish,Vai Aparecer outra tela clique em Next, Selecione Detailed Configuration,Clique em Next, Selecione Developer Machine, Clique em Next,Multifunctional Database,Clique em Next, no drive deixe, e na pasta selecione Installation Path, Clique em Next, Selecione o Primeiro e Clique em Next, Marque Enable TCP/IP Networking e tambem Enabled Strict Mode,Clique em Next,Clique em Next,Marque Install as Windows Service e tambem Include Bin Directory in Windows Path,Marque Modify Security Settings e Cloque uma nova senha,Clique em Next,Clique em Execute,Clique em Finish, e Reset o ISS e pronto 

MySql Instalado o mais facil porem requer muitos Nexts.
OBS. Recomendo você mudar a pasta dos arquivos da web para uma pasta facil ex: C:Root, para isso, Nas propriedades no IIS na aba Diretorio Base, em Caminha Local, Selecione a pasta do seu pc para os arquivos.

OBS. Para Administrar o MySql use o PHPMYADMIN tutorial Instalando o PhpMyAdmin

Tutorial criado por Victor Aurélio S.

Compartilhe no:

Dono do blog e Autor.
Possui conhecimento em diversos assuntos e atualmente se dedica ao blog para ensinar coisas e dar soluções através dos problemas que ele mesmo se depara em seu desktop e na Web.

Nenhum Comentário em "Instalando IIS (5.1) + PHP (5.3) + MySql (6.0.0)"

Postar um comentário

Eu espero que voce...

1. Comente com moderação.
2. Sugira ou Opine.
3. Divulgue.